1º ANO
1.Quando o brasileiro Joaquim Cruz ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Los Angeles, correu 800m em 100s. Qual foi sua velocidade média?
2.Um nadador percorre uma piscina de 50m de comprimento em 25s. Determine a velocidade média desse nadador
3.Suponha que um carro gaste 3 horas para percorrer a distância de 45 km. Qual a velocidade média deste carro?
4.Um automóvel passou pelo marco 30 km de uma estrada às 12 horas. A seguir, passou pelo marco 150 km da mesma estrada às 14 horas. Qual a velocidade média desse automóvel entre as passagens pelos dois marcos?
5.Um motorista de uma transportadora recebeu seu caminhão e sua respectiva carga no km 340 de uma rodovia às 13 horas, entrou a carga no km 120 da mesma rodovia às 16 horas. Qual foi a velocidade média desenvolvida pelo caminhão?
6.No verão brasileiro, andorinhas migram do hemisfério norte para o hemisfério sul numa velocidade média de 25 km/h . Se elas voam 12 horas por dia, qual a distância percorrida por elas num dia?
7.Um carro se move a uma velocidade de 100 km/h. A velocidade de um ponto da roda, indicado na figura, é maior, menor ou igual a 100 km/h?
8.Uma pessoa, andando normalmente, desenvolve uma velocidade média da ordem de 1 m/s. Que distância, aproximadamente, essa pessoa percorrerá, andando durante 120 segundos?
9.Um foguete é lançado à Lua com velocidade constante de 17500 km/h, gastando 22 horas na viagem. Calcule, com esses dados, a distância da Terra à Lua em quilômetros.
10.Um trem viaja com velocidade constante de 50 km/h. Quantas horas ele gasta para percorrer 200 km?
01. (FUVEST) Um veículo parte do repouso em movimento retilíneo e acelera com aceleração escalar constante e igual a 2,0 m/s2. Pode-se dizer que sua velocidade escalar e a distância percorrida após 3,0 segundos, valem, respectivamente:
a) 6,0 m/s e 9,0m;
b) 6,0m/s e 18m;
c) 3,0 m/s e 12m;
d) 12 m/s e 35m;
e) 2,0 m/s e 12 m
02. (FUND. CARLOS CHAGAS) Dois móveis A e B movimentam-se ao longo do eixo x, obedecendo às equações móvel A: xA = 100 + 5,0t e móvel B: xB = 5,0t2, onde xA e xB são medidos em m e t em s. Pode-se afirmar que:
a) A e B possuem a mesma velocidade;
b) A e B possuem a mesma aceleração;
c) o movimento de B é uniforme e o de A é acelerado;
d) entre t = 0 e t = 2,0s ambos percorrem a mesma distância;
e) a aceleração de A é nula e a de B tem intensidade igual a 10 m/s2.
03. (MACKENZIE) Um móvel parte do repouso com aceleração constante de intensidade igual a 2,0 m/s2 em uma trajetória retilínea. Após 20s, começa a frear uniformemente até parar a 500m do ponto de partida. Em valor absoluto, a aceleração de freada foi:
a) 8,0 m/s2
b) 6,0 m/s2
c) 4,0 m/s2
d) 2,0 m/s2
e) 1,6 m/s2
04. (UFMA) Uma motocicleta pode manter uma aceleração constante de intensidade 10 m/s2. A velocidade inicial de um motociclista, com esta motocicleta, que deseja percorrer uma distância de 500m, em linha reta, chegando ao final desta com uma velocidade de intensidade 100 m/s é:
a) zero
b) 5,0 m/s
c) 10 m/s
d) 15 m/s
e) 20 m/s
05. (PUCC) Um vaso de flores cai livremente do alto de um edifício. Após ter percorrido 320cm ele passa por um andar que mede 2,85 m de altura. Quanto tempo ele gasta para passar por esse andar? Desprezar a resistência do ar e assumir g = 10 m/s2.
a) 1,0s
b) 0,80s
c) 0,30s
d) 1,2s
e) 1,5s
06. (UFPR) Um corpo é lançado verticalmente para cima, atinge certa altura, e desce. Levando-se em conta a resistência do ar, pode-se afirmar que o módulo de sua aceleração é:
a) maior, quando o corpo estiver subindo;
b) maior, quando o corpo estiver descendo;
c) igual ao da aceleração da gravidade, apenas quando o corpo estiver subindo;
d) o mesmo, tanto na subida quanto na descida;
e) igual ao da aceleração da gravidade, tanto na subida quanto na descida.
07. (UCPR) Num local onde a aceleração da gravidade vale 10 m/s2 uma pedra é abandonada de um helicóptero no instante em que este está a uma altura de 1000m em relação ao solo. Sendo 20s o tempo que a pedra gasta para chegar ao solo, pode-se concluir que no instante do abandono da pedra o helicóptero: (Desprezam-se as resistências passivas)
a) subia
b) descia
c) estava parado
d) encontrava-se em situação indeterminada face aos dados;
e) esta situação é impossível fisicamente.
01 - A |
02 - E |
03 - A |
04 - A |
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05 - C |
06 - A |
07 - A |
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1 Um elétron atinge a tela de um aparelho de TV com velocidade de 1,08.107 km/h. Admitindo-se que ele foi acelerado, a partir do repouso, numa extensão de 4,5cm, qual a sua aceleração em m/s2 ?. Resp.: 1.1014 m/s2.
2 Uma grande aeronave para transporte de passageiros precisa atingir a velocidade de 360km/h para poder decolar. Supondo que essa aeronave desenvolva na pista uma aceleração de 2,5 m/s2, qual a distancia mínima que ela necessita percorrer sobre a pista antes de decolar?. Resp.: 2000m
3 Um automóvel entra num túnel com velocidade de 2m/s e sai dele com velocidade de 30m/s. A aceleração durante o movimento no interior do túnel é constante e vale 4m/s2. Qual é o comprimento do túnel? Resp.: 100m
4 Uma bola de futebol é chutada para cima com velocidade igual a 20m/s.
(a) Calcule quanto tempo a bola vai demorar para retornar ao solo. Resp.: 4s
(b) Qual a altura máxima atingida pela bola? Dado g=10m/s². Resp.: 20m
5 Uma esfera de aço cai, a partir do repouso em queda livre, de uma altura de 80m acima do solo. Despreze a resistência do ar e adote g=10m/s2. Calcule o módulo da velocidade da chegada da esfera ao solo. Resp.: 40m/s
6 João abandona do alto de uma torre um corpo a partir do repouso. Durante a queda livre, com igual a g=10m/s2, ele observa que nos primeiros 2s o corpo percorre a distância D. Qual a distância percorrida nos 4s seguintes? Resp.: 8D
7 Um corpo é lançado para baixo a uma altura de 200 metros, com velocidade inicial de 4m/s. Dado g = 10m/s² calcule:
a) a velocidade em que ele atinge o solo; Resp. 63 m/s
b) o instante em que ele atinge o solo.
8 Se não houvesse atrito com o ar, que velocidade chegaria ao solo uma gota de chuva que cai de uma nuvem que esta a 245m de altura (g=10m/s2)
Um ponto A encontra-se na mesma vertical que um ponto B, 25m acima deste. Uma pedra, ao cair, passa pelo ponto A com uma velocidade de 20m/s. Admitindo g=10m/s2, determine:
a) a velocidade da pedra ao passar pelo ponto B; Resp.: 30m/s
b) o tempo que a pedra leva para ir do ponto A até o ponto B; Resp.: 1s
c) a altura que o ponto B se encontra, sabendo-se que a pedra chega ao solo 2s após passar por ele. Resp.: 80m
VETORES:
Questões abertas:
01. Um projétil é lançado com uma velocidade de módulo 20 m/s e formando com o plano horizontal um ângulo de 60°. Calcule os componentes horizontal e vertical da velocidade.
02. (INATEL) Dois corpos A e B se deslocam segundo trajetória perpendiculares, com velocidades constantes, conforme está ilustrado na figura adiante.
As velocidades dos corpos medidas por um observador fixo têm intensidades iguais a: VA = 5,0 (m/s) e VB = 12 (m/s). Quanto mede a velocidade do corpo A em relação ao corpo B?
Testes:
03. (UnB) São grandezas escalares todas as quantidades físicas a seguir, EXCETO:
a) massa do átomo de hidrogênio;
b) intervalo de tempo entre dois eclipses solares;
c) peso de um corpo;
d) densidade de uma liga de ferro;
e) n.d.a.
04. (UEPG - PR) Quando dizemos que a velocidade de uma bola é de 20 m/s, horizontal e para a direita, estamos definindo a velocidade como uma grandeza:
a) escalar
b) algébrica
c) linear
d) vetorial
e) n.d.a.
05. (UFAL) Considere as grandezas físicas:
I. Velocidade
II. Temperatura
III. Quantidade de movimento
IV. Deslocamento
V. Força
Destas, a grandeza escalar é:
a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V
06. (CESGRANRIO) Das grandezas citadas nas opções a seguir assinale aquela que é de natureza vetorial:
a) pressão
b) força eletromotriz
c) corrente elétrica
d) campo elétrico
e) trabalho
07. (FESP) Num corpo estão aplicadas apenas duas forças de intensidades 12N e 8,0N. Uma possível intensidade da resultante será:
a) 22N
b) 3,0N
c) 10N
d) zero
e) 21N
08. (FUND. CARLOS CHAGAS) O módulo da resultante de duas forças de módulos F1 = 6kgf e F2 = 8kgf que formam entre si um ângulo de 90 graus vale:
a) 2kgf
b) 10kgf
c) 14kgf
d) 28kgf
e) 100kgf
09. (UFAL) Uma partícula está sob ação das forças coplanares conforme o esquema abaixo. A resultante delas é uma força, de intensidade, em N, igual a:
a) 110
b) 70
c) 60
d) 50
e) 30
10. (ACAFE) Os módulos das forças representadas na figura são F1 = 30N, F2 = 20 N e F3 = 10N. Determine o módulo da força resultante:
a) 14,2 N
b) 18,6 N
c) 25,0 N
d) 21,3 N
e) 28,1 N
Resolução:
01 - Vx = 10m/s
02 - 13 m/s
03 - C | 04 - D | 05 - B | 06 - D |
07 - C | 08 - B | 09 - D | 10 - D |