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Contato

1º ANO

 

1.Quando o brasileiro Joaquim Cruz ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Los Angeles, correu 800m em 100s. Qual foi sua velocidade média?

2.Um nadador percorre uma piscina de 50m de comprimento em 25s. Determine a velocidade média desse nadador

3.Suponha que um carro gaste 3 horas para percorrer a distância de 45 km. Qual a velocidade média deste carro?

4.Um automóvel passou pelo marco 30 km de uma estrada às 12 horas. A seguir, passou pelo marco 150 km da mesma estrada às 14 horas. Qual a velocidade média desse automóvel entre as passagens pelos dois marcos?

5.Um motorista de uma transportadora recebeu seu caminhão e sua respectiva carga no km 340 de uma rodovia às 13 horas, entrou a carga no km 120 da mesma rodovia às 16 horas. Qual foi a velocidade média desenvolvida pelo caminhão?

6.No verão brasileiro, andorinhas migram do hemisfério norte para o hemisfério sul numa velocidade média de 25 km/h . Se elas voam 12 horas por dia, qual a distância percorrida por elas num dia?

7.Um carro se move a uma velocidade de 100 km/h. A velocidade de um ponto da roda, indicado na figura, é maior, menor ou igual a 100 km/h?

8.Uma pessoa, andando normalmente, desenvolve uma velocidade média da ordem de 1 m/s. Que distância, aproximadamente, essa pessoa percorrerá, andando durante 120 segundos?

9.Um foguete é lançado à Lua com velocidade constante de 17500 km/h, gastando 22 horas na viagem. Calcule, com esses dados, a distância da Terra à Lua em quilômetros.

10.Um trem viaja com velocidade constante de 50 km/h. Quantas horas ele gasta para percorrer 200 km?

 

01. (FUVEST) Um veículo parte do repouso em movimento retilíneo e acelera com aceleração escalar constante e igual a 2,0 m/s2. Pode-se dizer que sua velocidade escalar e a distância percorrida após 3,0 segundos, valem, respectivamente:  

      a) 6,0 m/s e 9,0m;

      b) 6,0m/s e 18m;

      c) 3,0 m/s e 12m;

      d) 12 m/s e 35m;

      e) 2,0 m/s e 12 m   
 

02. (FUND. CARLOS CHAGAS) Dois móveis A e B movimentam-se ao longo do eixo x, obedecendo às equações móvel A: xA = 100 + 5,0t e móvel B: xB = 5,0t2, onde xA e xB são medidos em m e t em s. Pode-se afirmar que:  

      a) A e B possuem a mesma velocidade;

      b) A e B possuem a mesma aceleração;

      c) o movimento de B é uniforme e o de A é acelerado;

      d) entre t = 0 e t = 2,0s ambos percorrem a mesma distância;

      e) a aceleração de A é nula e a de B tem intensidade igual a 10 m/s2.   
 

03. (MACKENZIE) Um móvel parte do repouso com aceleração constante de intensidade igual a 2,0 m/s2 em uma trajetória retilínea. Após 20s, começa a frear uniformemente até parar a 500m do ponto de partida. Em valor absoluto, a aceleração de freada foi:  

      a) 8,0 m/s2

      b) 6,0 m/s2

      c) 4,0 m/s2

      d) 2,0 m/s2

      e) 1,6 m/s2   
 

04. (UFMA) Uma motocicleta pode manter uma aceleração constante de intensidade 10 m/s2. A velocidade inicial de um motociclista, com esta motocicleta, que deseja percorrer uma distância de 500m, em linha reta, chegando ao final desta com uma velocidade de intensidade 100 m/s é:  

      a) zero

      b) 5,0 m/s

      c) 10 m/s

      d) 15 m/s

      e) 20 m/s   
 


 

05. (PUCC) Um vaso de flores cai livremente do alto de um edifício. Após ter percorrido 320cm ele passa por um andar que mede 2,85 m de altura. Quanto tempo ele gasta para passar por esse andar? Desprezar a resistência do ar e assumir g = 10 m/s2.  

      a) 1,0s

      b) 0,80s

      c) 0,30s

      d) 1,2s

      e) 1,5s   
 


 

06. (UFPR) Um corpo é lançado verticalmente para cima, atinge certa altura, e desce. Levando-se em conta a resistência do ar, pode-se afirmar que o módulo de sua aceleração é: 

      a) maior, quando o corpo estiver subindo;

      b) maior, quando o corpo estiver descendo;

      c) igual ao da aceleração da gravidade, apenas quando o corpo estiver subindo;

      d) o mesmo, tanto na subida quanto na descida;

      e) igual ao da aceleração da gravidade, tanto na subida quanto na descida.    

 

07. (UCPR) Num local onde a aceleração da gravidade vale 10 m/s2 uma pedra é abandonada de um helicóptero no instante em que este está a uma altura de 1000m em relação ao solo. Sendo 20s o tempo que a pedra gasta para chegar ao solo, pode-se concluir que no instante do abandono da pedra o helicóptero: (Desprezam-se as resistências passivas)  

      a) subia

      b) descia

      c) estava parado

      d) encontrava-se em situação indeterminada face aos dados;

      e) esta situação é impossível fisicamente.

 

 

 

01 - A

02 - E

03 - A

   04 - A

 

       05 - C

06 - A

07 - A

 

 

 

 

 

 

1 Um elétron atinge a tela de um aparelho de TV com velocidade de 1,08.107 km/h. Admitindo-se que ele foi acelerado, a partir do repouso, numa extensão de 4,5cm, qual a sua aceleração em m/s2 ?. Resp.: 1.1014 m/s2.

 

2 Uma grande aeronave para transporte de passageiros precisa atingir a velocidade de 360km/h para poder decolar. Supondo que essa aeronave desenvolva na pista uma aceleração de 2,5 m/s2, qual a distancia mínima que ela necessita percorrer sobre a pista antes de decolar?. Resp.: 2000m

 

3 Um automóvel entra num túnel com velocidade de 2m/s e sai dele com velocidade de 30m/s. A aceleração durante o movimento no interior do túnel é constante e vale 4m/s2. Qual é o comprimento do túnel? Resp.: 100m

 

4 Uma bola de futebol é chutada para cima com velocidade igual a 20m/s.

(a) Calcule quanto tempo a bola vai demorar para retornar ao solo. Resp.: 4s

(b) Qual a altura máxima atingida pela bola? Dado g=10m/s². Resp.: 20m

 

5 Uma esfera de aço cai, a partir do repouso em queda livre, de uma altura de 80m acima do solo. Despreze a resistência do ar e adote g=10m/s2. Calcule o módulo da velocidade da chegada da esfera ao solo. Resp.: 40m/s

 

6 João abandona do alto de uma torre um corpo a partir do repouso. Durante a queda livre, com igual a g=10m/s2, ele observa que nos primeiros 2s o corpo percorre a distância D. Qual a distância percorrida nos 4s seguintes? Resp.: 8D

 

7 Um corpo é lançado para baixo a uma altura de 200 metros, com velocidade inicial de 4m/s. Dado g = 10m/s² calcule:

 

a)      a velocidade em que ele atinge o solo; Resp. 63 m/s

b)    o instante em que ele atinge o solo.

 

8 Se não houvesse atrito com o ar, que velocidade chegaria ao solo uma gota de chuva que cai de uma nuvem que esta a 245m de altura (g=10m/s2)

Um ponto A encontra-se na mesma vertical que um ponto B, 25m acima deste. Uma pedra, ao cair, passa pelo ponto A com uma velocidade de 20m/s. Admitindo g=10m/s2, determine:

 

a)      a velocidade da pedra ao passar pelo ponto B; Resp.: 30m/s

b)      o tempo que a pedra leva para ir do ponto A até o ponto B; Resp.: 1s

c)       a altura que o ponto B se encontra, sabendo-se que a pedra chega ao solo 2s após passar por ele. Resp.: 80m

 

 

 

 

VETORES:

 

Questões abertas:

 

01. Um projétil é lançado com uma velocidade de módulo 20 m/s e formando com o plano horizontal um ângulo de 60°. Calcule os componentes horizontal e vertical da velocidade.

 

 

02. (INATEL) Dois corpos A e B se deslocam segundo trajetória perpendiculares, com velocidades constantes, conforme está ilustrado na figura adiante.

 

As velocidades dos corpos medidas por um observador fixo têm intensidades iguais a: VA = 5,0 (m/s) e VB = 12 (m/s). Quanto mede a velocidade do corpo A em relação ao corpo B?  

 

 

 

  
Testes:

 

 

03. (UnB) São grandezas escalares todas as quantidades físicas a seguir, EXCETO: 

 

      a) massa do átomo de hidrogênio;

      b) intervalo de tempo entre dois eclipses solares;

      c) peso de um corpo;

      d) densidade de uma liga de ferro;

      e) n.d.a.  

 

  

 

04. (UEPG - PR) Quando dizemos que a velocidade de uma bola é de 20 m/s, horizontal e para a direita, estamos definindo a velocidade como uma grandeza:

 

      a) escalar

      b) algébrica

      c) linear

      d) vetorial

      e) n.d.a.   

 

  

 

05. (UFAL) Considere as grandezas físicas: 

 

      I.   Velocidade

      II.  Temperatura

      III. Quantidade de movimento

      IV. Deslocamento

      V.  Força 

 

      Destas, a grandeza escalar é:

 

      a) I

      b) II

      c) III

      d) IV

      e) V  

 

  

 

06. (CESGRANRIO) Das grandezas citadas nas opções a seguir assinale aquela que é de natureza vetorial: 

 

      a) pressão

      b) força eletromotriz

      c) corrente elétrica

      d) campo elétrico

      e) trabalho  

 

  

 

07. (FESP) Num corpo estão aplicadas apenas duas forças de intensidades 12N e 8,0N. Uma possível intensidade da resultante será: 

 

      a) 22N

      b) 3,0N

      c) 10N

      d) zero

      e) 21N  

 

  

 

08. (FUND. CARLOS CHAGAS) O módulo da resultante de duas forças de módulos F1 = 6kgf e F2 = 8kgf que formam entre si um ângulo de 90 graus vale: 

 

      a) 2kgf

      b) 10kgf

      c) 14kgf

      d) 28kgf

      e) 100kgf  

 

 

09. (UFAL) Uma partícula está sob ação das forças coplanares conforme o esquema abaixo. A resultante delas é uma força, de intensidade, em N, igual a: 

      a) 110

      b) 70

      c) 60

      d) 50

      e) 30  

 

 

10. (ACAFE) Os módulos das forças representadas na figura são F1 = 30N, F2 = 20 N e F3 = 10N. Determine o módulo da força resultante:

      a) 14,2 N

      b) 18,6 N

      c) 25,0 N

      d) 21,3 N

      e) 28,1 N

 

 

 

 

Resolução:

 

01 - Vx = 10m/s

 

02 - 13 m/s

 

 

03 - C 04 - D 05 - B 06 - D
07 - C 08 - B 09 - D 10 - D